1/07/2008

Os livros são a companhia perfeita!

- Comenta a leitura de livros;
- troca ideias e experiências em termos de leitura;
- sugere leituras (livros, revistas, jornais...)
- resume um texto, um livro...
- elabora biografia de escritores;
- dá opiniões sobre livros e escritores;
- elabora fichas de leitura;
- troca opiniões sobre livros com colegas de outras escolas;
- elabora questionários de leituras efectuadas;
- fala das actividades efectuadas na escola relacionadas com a leitura e o livro;
- comunica e partilha saberes no âmbito da leitura;
- dá espaço à tua imaginação e criatividade;
- fala das ilustrações;
- transmite aos outros a tua opinião sobre o que vais lendo
- lê, sempre.

56 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Hoje acabei de ler um livro de António Mota: "A Princesa e a Serpente" e gostei muito da história porque fala de príncipes e princesas. Daniela Almeida - EB1 de Mogege

Anónimo disse...

Hoje, 10 de Janeiro vou levar para casa o livro: "A Cor das Vogais" de Vergílio Alberto Vieira. Joana Catarina, 4.º ano - EB1 MOgege

Anónimo disse...

"A Magia dos Alimentos" é um livro que eu, Carina Isabel, do 4.º ano da EB1 de Mogege vou levar para casa para aprender mais coisas sobre os alimentos.

Anónimo disse...

Hoje levei um livro para casa da biblioteca as ilustrações eram muito bonitas espero que a história também seja.Joana Catarina EB1 Mogege

Anónimo disse...

Hoje, quarta-feira dia 10 de Janeiro estive na biblioteca e escolhi o livro "O Lambão, O Teimoso e o Senhor Veloso". Ainda nâo o li mas, tenho a certesa que vou gostar muito. Adorei o título porque é muito engraçado e tem ilustraçôes diferentes de todas as que já vi porque parecem que estão todas desfocadas. O texto deve ser muito interessante. Vou lê-lo e depois darei mais notícias. Até lá!

Anónimo disse...

Hoje vou começar a ler o livro: "O Cão do Palácio Assombrado" porque gosto dos livros da Walt Disney. Sofia do 3.º ano da EB1 de Mogege.

Anónimo disse...

Hoje vou começar a ler o livro ´´Abecedário a rimar´´,porque gosto de ler rimas.Maria do 3.º ano da EB1 de Mogege.

Anónimo disse...

quando eu acabar de ler o livro "O cão do palácio assombrado" vou ler o livro "Anita no circo". Sou a Sofia do 3ºAno da escola EB1 Boca Do Monte

Anónimo disse...

Ontem li o livro anita no circo e gostei muita adorava ter um sonho como o dela.Hoje de manhã acordei cedinho para ler o livro"Caracois de Ouro e os três ursos"gostei muito desse livro principalmente quando ela apanhou um susto.Sofia do 3ºano da Escola EB1 Mogege.

Anónimo disse...

Já começei a ler o livro ´´Abecedário a rimar´´,tinha começado a ler ontem até agora estou impressionada tem rimas lindissimas .Maria do 3.º ano da EB1 de Mogege.

Anónimo disse...

Eu agora vou procurar um livro que seja engraçado.Sofia do 3.ºAno EB1 Mogege

Anónimo disse...

Eu ja escolhi um livro que deve ser engraçado e vou começar a ler o livro "Os três porquinhos".Sofia do 3.ºAno EB1 mogege.

Anónimo disse...

Acabei mesmo agora de ler o livro"Os três porquinhos".Achei o livro deslumbrante principalmente quando o lobo caiu ao lume.Sofia do 3.º Ano da EB1 de Mogege.

Anónimo disse...

Já acabei de ler o livro ´´Abecedário a rimar´´ agora vou começar a ler um livro com animação,acção uma história divertida.Maria do 3.º ano da EB1 de Mogege.

Anónimo disse...

acabei de ler um livro a fada Oriana gostei muito porque gosto de livros de desenhos animados.Patricia do 3ºano da eb1 de Mogege.

Anónimo disse...

Acabei de ler um livro Um Natal muito especial era maravilhoso porque era lindo e divertido. Patricia do 3º ano de eb1 Mogege.

Anónimo disse...

Acabei de ler um livro Dentes de rato foi fixe um livro extraordinario começei a ler o livro A selva que ainda só li meia parte mas gostei muito.Patricia do 3º ano de eb1 Mogege.

Anónimo disse...

Agora vou começar a ler o livro ´´Pateta no espaço´´.Maria do 3.º ano da EB1 de Mogege.

Anónimo disse...

Adorei ler o livro ´´Pateta no espaço´´ o Mickey tinha um foguete espacial , o Mickey e o Pateta foram ao espaço,foi uma história divertida.Maria do 3.º ano da EB1 de Mogege.

Anónimo disse...

Eu tenho um livro que me derão-me quando era pequena que se chama"O meu pequeno Abc"vou começar a ler esse livro.Sofia 3.ºAno EB1 Mogege.

Anónimo disse...

Acabei mesmo agora de o ler o livro é engraçado mas diz coisas que eu já aprendi mas não importa,o que interessa é ler.Sofia 3.Ano da EB1 Mogege.

Anónimo disse...

Acabei de ler um livro e agora vou ler um livro que se chama "A estrelinha-do mar" escrita por Nazaré de Castro e ilustrada por Alfredo Barros.Sofia 3.º Ano da EB1 Mogege

Anónimo disse...

Adorei o livro que acabei de ler fiquei impressionada ao ler o livro nunca tinha lido um livro assim.Sofia do 3.ºAno da escola EB1 Mogege.

Anónimo disse...

Vou começar mesmo agora a ler o livro "O olfacto" escrito por Maria Rius espero que seja um livro como os outros que eu já li.Sofia do 3.º Ano da EB1 Mogege.

Anónimo disse...

Já li o livro "O olfacto". Achei um livro interessante, apesar de ser pequeno, mas aprendi algum vocabulário novo e isso é sempre importante. Sofia do 3.ºAno da EB1 Mogege

Anónimo disse...

Vânia Antónia Oliveira Gonçalves
Aluna do 2ºano da EB 1 Mogege Boca do Monte

O rato do monte e o rato do moinho


Na história eu vejo o rato, muitas flores, um moinho, um ratinho, um caminho e um céu azul.


15 de Janeiro de 2008

Anónimo disse...

Hoje fui novamente á biblioteca e escolhi o livro "Hoje há palhaços" escolhi este livro porque gosto de palhços,já estou a meio do livro e até agora é engraçado.Sofia do 3.º Ano EB1 Mogege.

Anónimo disse...

Eu já li o livro "Hoje há palhaços" e gostei muito do livro.Sofia do 3ºano da EB1 Mogege.

Anónimo disse...

Hoje antes de me deitar vou ao quarto do meu irmão procurar um livro.Sofia do 3.ºAno da EB1 Mogege.

Anónimo disse...

Vou ler o livro "Porque é que as pessoas se riem". Espero gostar
Sofia do 3.º ano da EB1 Mogege.

Anónimo disse...

Eu já li o livro, fiquei a saber coisas.O titúlo é "Porque é que as pessoas se riem" mas ao abrir o livro diz muitas mais coisas que eu não imaginava.Sofia do 3.ºAno da EB1 Mogege.

Anónimo disse...

Ontem li quase todo o meu livro porque tinha muitas histórias engraçadas:"O lobo feroz"O Lambão o Teimoso e o Senhor Veloso"... Adorei-as quase todas porque ainda só mais que metade.-escola mogege Felisbela

Anónimo disse...

Hoje, 23 de janeiro de 2008 lí um livro que se chama "O cão do palácio assombrado" e achei muito engraçado e entreçante porque as imagens timhaõ cores anormais.-EB1 de Mogege - Bruna Martins.

Anónimo disse...

cima de pele, 23/01/08
(Trabalho de casa)
Eu gosto muito do meu pai. Gosto quando nós passámos horas e horas na brincadeira e a rir.Às vezes o meu pai senta-se comigo e ficámos os dois a ver filmes, adoro passar assim as tardes!
Rafael Vidal, 2.º ano

Anónimo disse...

cima de pele, 23/01/08
Os livros são importantes para aprendermos palavras novas e também são divertidos para ler. Os livros trazem sempre coisas que não sabemos e têm sempre palavras novas.
Tiago Filipe, 2.º ano

Anónimo disse...

cima de pele
Eu gosto de ler.
os livros são nossos amigos.
eu gosto de ler o Patinho Feio.
Tiago,1.º ano

Anónimo disse...

Hoje estive na EB1 de Vermoim.

Anónimo disse...

cima de pele, 25 de janeiro

Eu gosto do livro do patinho.
Olivro é meu amigo.

João Pedro

Anónimo disse...

Eu gosto de ler o Patinho Feio.

Cima de Pele, 25 de Janeiro

Filipe Miguel

Anónimo disse...

joEu gosto de livros.
Eu já li o Patinho Feio.
O livro é meu amigo.
Cima de Pele , 25 De Janeiro

João Ribeiro

Anónimo disse...

Cima de Pele
neste fim-de-semana eu li o Patinho Feio e gostei muito.
gostei mais da parte em que o Patinho feio se tornou num belo cisne.
cima de pele,28 de Janeiro
soraia, 2.º ano

Anónimo disse...

Eu li o livro do patinho feio, a parte que eu gostei mais foi quando ele se tornou o rei dos cisnes
cima de pele, 28 de janeiro de 2008
Ana joão, 2.º ano

Anónimo disse...

Neste fim de semana eu li O Patinho
Quando o Patinho Feio nasceu e ninguém gostava dele porque ele não era parecido que os seus irmãos.
Mas depois o Patinho Feio transformou-se num cisne.
cima de pele, 28 de janeiro de 2008
Liliana, 2.º ano

Anónimo disse...

Li a história O Patinho Feio e a parte que mais gostei da história foi quando ele ficou cisne.
Cima de Pele, 28 de Janeiro de 2008
Margarida, 2.º ano

Anónimo disse...

O Patinho Feio
num belo dia o patinho feio transformou-se num belo cisne.Todos ficaram felizes e disseram que ele ficaria a ser o seu rei.
cima de pele, 28 de janeiro de 2008
Inês, 2.º ano

Anónimo disse...

Escola de Agra Maior
Hoje comecei a ler a história " A lenda do Rio Ave", gostei muito, é uma história entre uma cabreira e um Conde.
Sofia 4º ano

Anónimo disse...

Escola de Agra Maior
Na semana passada a nossa professora começou a contar a história "O palhaço Verde", de Matilde Rosa Araújo. Esta história está a ser muito engraçada.
Aconselhamos que leiam esta história.

Ana Margarida - 2.º ano

Anónimo disse...

O Patinho Feio
eu gostei da parte em que o patinho feio estava no lago com os irmãos.
cima de pele, 28 de janeiro de 2008
jéssica, 2.º ano

Anónimo disse...

gostei de toda a história do Patinho Feio, em especial a parte em que o patinho feio se transformou num lindo cisne.
cima de pele,28 de janeiro de 2008
Daniela, 2.º ano

Anónimo disse...

gostei muito da história do patinho feio quando os filhos nasceram e apenas um era diferente.
cima de pele, 28 de janeiro de 2008
Cláudia, 2.º ano

Anónimo disse...

A parte que eu mais gostei foi quando o Patinho Feio nasceu à beira da mãe e dos irmãos.
cima de pele, 28 de janeiro de 2008
Ruben, 2.º ano

Anónimo disse...

gostei muito da história do Patinho Feio. Tinha muitas coisas fixes.
A parte preferida foi quando ele nasceu. Todos ficaram assustados. O Patinho Feio era feio e os seus irmãos eram bonitos e fortes.
Ele tinha inveja dos irmãos. os irmãos criticavam-no.
cima de pele, 28 de janeiro de 2008
Ana sofia Nogueira, 2.º ano

Anónimo disse...

A história que eu li foi sobre o Bambi.
Gostei muito desta história porque acaba num final feliz.

3º Ano - Escola de Cima de Pele

Anónimo disse...

EU li uma hitoria que se chamava a "BELA e o MONSTRO".
A parte que eu gostei mais foi quando eles se casaram .
EU gostei muito desta história.

3º ano - Escola de Cima de Pele

Anónimo disse...

Um dia li uma história "O Gato das
Botas."
EU gostei muito desta história.
Adorei as aventuras do Gato das Botas .
O GATO e o seu amo foram felizes mas eu não vivi feliz porque não participei nela.

3º ano - Escola de Cima de Pele