4/05/2011

Semana da Leitura

Semana da Leitura na Bernardino Machado
A Biblioteca da Escolas Bernardino promoveu a Semana da Leitura. O “Concurso de Poesia” e a entrega do prémio à vencedora, Carla Ribeiro, foi a actividade de abertura desta semana, durante a qual plantámos uma árvore, assistimos à representação bem conseguida da peça de teatro “Despertar da Primavera”, pelos alunos da turma A do 7º ano e ouvimos, com agrado, o Dr. Francisco Moita Flores.

O debate inter-turmas, entre o 8º C e o 9º A, foi o nosso fórum de leitura, cujo objectivo era partilhar livros e leituras, promovendo o gosto pela mesma. Os alunos revelaram grande aptidão para a expressão oral e para a argumentação.

A professora Teresa Lobo, professora bibliotecária das escolas do 1º ciclo, dinamizou a Hora do Conto com o livro Alice Entre as Gravuras, que muito agradou aos alunos que assistiram.
Por fim a presenças da escritora Conceição Sousa abriu portas à actividade “O Livro da Minha Vida”, na qual participaram a escritora, os alunos do 8º C, funcionários e professores que partilharam as leituras mais marcantes das suas vidas. Assim, a D. Lucília apresentou o livro Siddhartha, de Hermann Hesse; a professora Paula Tenreiro falou do livro que mais a encantou, O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde e a professora Fátima Pires referiu-se com agrado ao livro Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago. Os alunos também falaram sobre as suas leituras preferidas fazendo, assim, uma verdadeira promoção da leitura.
As nossas expectativas foram superadas pelo envolvimento dos alunos nas actividades propostas.

Sem comentários: