3/02/2011

Semana dos Afectos

Conta-me um Conto…O Papagaio e a Flor





“A animação da leitura não é tarefa fácil porque não é algo tangível que se possa medir, não há fórmulas matemáticas nem receitas mágicas que dêem um resultado exacto e seguro.
Conseguir a fidelidade de um leitor é uma tarefa lenta, de dia a dia, porque a leitura é um sentimento que se transmite como todos os sentimentos: pouco a pouco e por contágio.” (Rocio Gil Alvarez)

No âmbito da Semana dos Afectos e fomento do gosto pela leitura foi realizada uma sessão da hora do conto na Biblioteca da Escola E.B. 2,3 Bernardino Machado. Foi contado o conto “O Papagaio e a Flor” de Ruben Alves, para o qual os alunos escreveram diferentes finais.


Lenços dos Namorados
Numa tentativa de recriar a tradição, os alunos pintaram lenços para comemorar o Dia dos Namorados, nas aulas de Educação Visual. Estas obras de arte foram expostas na biblioteca, para que todos as pudessem apreciar.
Os “Lenços de Namorados” são peças de artesanato típico do Minho, eram usados como ritual de conquista. Depois de bordado, o lenço acabaria por chegar à posse do amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa.


Concurso de Frases de Amor
As alunas Sara Reis e Patrícia Azevedo, estão de parabéns, pois venceram o concurso de Frases de Amor, dinamizado no âmbito da Semana dos Afectos. Elas fizeram as frases mais românticas da escola!




Semana dos AfectosHouve mais carinho na biblioteca na semana de 14 a 18 de Fevereiro… celebrámos a Semana dos Afectos!
Os alunos fizeram marcadores para presentear as pessoas que amam, assistiram ao filme “Romeu e Julieta”, participaram no concurso de frases de amor, ouviram contos românticos, entre outras actividades.

Sem comentários: