Encontrar as metades que faltam aos textos
1. Escolhem-se quatro narrativas que se dividem ao meio. O número de exemplares varia consoante o número de alunos.
2. Dá-se a cada aluno metade de uma narrativa que este deve ler para procurar o colega que terá a outra metade. Como existem vários exemplares de cada texto, há várias combinações possíveis de alunos.
3. Quando o par se encontra, começa a fazer a leitura total do texto. O elemento que tem a metade inicial é o primeiro a ler ao colega a sua parte.
4. Em seguida, junta-se a turma em grupos: cada grupo deverá ter um exemplar de todas as narrativas (se forem quatro as narrativas escolhidas, cada grupo conta com quatro pares, logo com oito elementos).
5. O professor/ monitor procede a um jogo de perguntas sobre cada narrativa. Ganha a equipa cujos elementos acertarem mais vezes nas respostas.
6. No final, o professor compensa os alunos vencedores e apresenta os livros de onde foram retirados os textos. Pode ainda dialogar com os alunos sobre os textos, saber se gostaram ou não.
Objectivos:
-Despertar curiosidade sobre os quatro textos;
-Motivar para a leitura intensiva dos textos;
-Desenvolver mecanismos de leitura a par entre colegas;
-Treinar a leitura em voz alta.
Com uma actividade deste género poder-se-á trabalhar o género conto, ou mesmo um capítulo ou excerto de uma história maior. As perguntas treinam a memória e a capacidade de relacionar informação. Como cada resposta é dada por um par, estes podem dialogar e trocar impressões acerca do texto, o que os obriga a falar da intriga.
Esta actividade pode ser realizada com alunos a partir do 3º ano do 1º ciclo até ao 9º ano, respeitando as competências de leitura de cada um, bem como os seus interesses.
Escrita em conjunto de uma narrativa a partir de texto informativo
1. O professor escolhe um livro. Escolhe alguns elementos relevantes para a intriga; ou um episódio específico. Constrói ou procura em jornais um texto informativo com esses elementos.
2. Dá aos alunos o texto informativo para que em pequenos grupos o transformem em ficção, acrescentando o que bem entenderem (personagens, descrições de espaços, outras acções, estilos diversos…)
3. Após a leitura das várias histórias, o professor apresenta o livro escolhido e convida os alunos a descobrirem se alguma história tem algum ponto de contacto com o livro.
Ainda se pode continuar a actividade…
4. Os alunos fazem perguntas ao professor, a que ele só pode responder com sim e não.
5. Leitura em voz alta, pelo professor, do primeiro capítulo da narrativa.
Objectivos:
-Motivar para a leitura extensiva;
-Perceber lógica narrativa;
-Identificar tipologias de discurso;
-Treinar textualização.
Esta actividade pode anteceder um momento de leitura silenciosa, preparando os alunos para aquele tempo de leitura. Pode despertar-lhes a atenção para um mistério, uma personagem… A actividade pode reportar-se a um único livro, ou poderão ser dados textos informativos com base em vários livros, para que cada aluno escolha a notícia que mais lhe agrada, procedendo-se à actividade do mesmo modo.
Livros como Uma aventura na Quina das Lágrimas, o Diário de Anne Frank, O segredo do rio, O planeta branco, O bosque dos pigmeus, Lobos do mar, A pérola, ou A balada da praia dos cães podem servir na perfeição estes objectivos. É importante que os alunos não identifiquem os livros com obras de leitura obrigatória, porque tal pré-conceito pode deitar por terra todo o efeito surpresa.
Esta actividade também pode ser realizada com um livro que se esteja a ler, prevendo um acontecimento futuro, e eventualmente motivando os alunos a readquirirem um ritmo mais constante, numa fase em que se começam a aborrecer porque a leitura nunca mais termina.
É adequada a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e pode ser utilizada para trabalhar livros do Plano Nacional de Leitura.
O Coordenador das Bibliotecas do 1º Ciclo: Manuel Oliveira
12/12/2008
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