27 de Out de 2008
A avaliação externa do 2.º ano do Plano Nacional de Leitura (PNL) revela um aumento do interesse ou gosto dos alunos do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos pela leitura, de acordo com um inquérito feito em linha a todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.
O inquérito apresenta como resultados e impactos do PNL um crescimento do interesse ou gosto dos alunos pela leitura, bem como o desenvolvimento e a melhoria de competências e resultados dos alunos e o reforço das actividades de promoção da leitura nos agrupamentos de escola e nas escolas não agrupadas.
As respostas das escolas demonstram uma intensificação das práticas de leitura dos alunos, em diversos contextos, bem como um aumento da frequência da utilização de bibliotecas pelos alunos.
A quase totalidade dos agrupamentos e das escolas desenvolveu leitura orientada em sala de aula no pré-escolar (82,4 por cento), no 1.º ciclo (98,3 por cento), no 2.º ciclo (98,4 por cento) e no 3.º ciclo (83,3 por cento).
Os resultados revelam ainda que a maioria dos agrupamentos e escolas participou nas iniciativas promovidas pelo PNL, designadamente na semana da leitura (87,6 por cento), na celebração do Dia Mundial do Livro (75,7 por cento) e no concurso nacional de leitura (28,4 por cento).
Quanto ao papel das bibliotecas escolares, 78,9 por cento dos agrupamentos e escolas não agrupadas consideram as bibliotecas escolares muito importantes para o desenvolvimento das actividades do PNL nas escolas.
De acordo com o relatório de actividades do Plano Nacional de Leitura (PNL), apresentado por António Firmino da Costa na II Conferência do PNL, as principais dinâmicas neste segundo ano centraram-se nos seguintes objectivos:
· Consolidação e acompanhamento dos programas em curso;
· Aprofundamento da divulgação do PNL;
· Lançamento de iniciativas dirigidas a diferentes públicos;
· Alargamento das áreas de estudo sobre a leitura;
· Consolidação e ampliação de parcerias;
· Envolvimento de organizações de outras áreas;
· Estabelecimento de parcerias internacionais.
Destaca-se a consolidação ao nível dos projectos de promoção da leitura nas escolas, actividades de leitura orientada nas aulas, nos jardins-de-infância, nos 1.º e 2.º ciclos, bem como o alargamento das actividades de leitura orientada ao 3.º ciclo e das listas de obras recomendadas.
O PNL disponibilizou sítios electrónicos sobre leitura e sobre promoção de leitura, tendo sido reformulado o sítio Ler +, um instrumento essencial na comunicação com docentes, bibliotecários, famílias e com a generalidade dos cidadãos.
Foram ainda lançadas duas páginas electrónicas: Clube de Leituras, um agregado de blogues e sítios realizados por uma comunidade de interessados em leituras de todos os tipos, e Promoção da Leitura nos Países da OCDE, que apresenta e descreve 312 projectos desenvolvidos em 28 países.
O segundo ano do Plano Nacional de Leitura ficou também marcado pela inovação ao nível das actividades e dos actores. Foi distribuído um livro a todos os alunos que entraram no 1.º ano de escolaridade em 2008/2009 e surgiram novos projectos, a saber:
- Projecto "Leitura Vai e Vem", em conjunto com profissionais de educação infantil e famílias (mochilas para as crianças transportarem livros do jardim-de-infância e sugestões de actividades de leitura em família);
- Projecto "Ler + em vários sotaques", com o Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (leitura em voz alta nas escolas, em vários sotaques regionais e nacionais);
- Projecto "Ler + dá saúde", com médicos e outros profissionais de saúde (caixas com livros e outros materiais, em consultórios, centros de saúde e hospitais, visando o aconselhamento da leitura em família, para crianças entre os 6 meses e os 6 anos);- Projecto "A ler +", versão portuguesa de "Reading Connects" (envolvimento de toda a comunidade educativa na promoção da leitura - preparação de projectos em 32 escolas, com os presidentes dos conselhos executivos e coordenadores das bibliotecas escolares, bibliotecários municipais e coordenadores concelhios da Rede de Bibliotecas Escolares.
A avaliação externa do 2.º ano do Plano Nacional de Leitura (PNL) revela um aumento do interesse ou gosto dos alunos do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos pela leitura, de acordo com um inquérito feito em linha a todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.
O inquérito apresenta como resultados e impactos do PNL um crescimento do interesse ou gosto dos alunos pela leitura, bem como o desenvolvimento e a melhoria de competências e resultados dos alunos e o reforço das actividades de promoção da leitura nos agrupamentos de escola e nas escolas não agrupadas.
As respostas das escolas demonstram uma intensificação das práticas de leitura dos alunos, em diversos contextos, bem como um aumento da frequência da utilização de bibliotecas pelos alunos.
A quase totalidade dos agrupamentos e das escolas desenvolveu leitura orientada em sala de aula no pré-escolar (82,4 por cento), no 1.º ciclo (98,3 por cento), no 2.º ciclo (98,4 por cento) e no 3.º ciclo (83,3 por cento).
Os resultados revelam ainda que a maioria dos agrupamentos e escolas participou nas iniciativas promovidas pelo PNL, designadamente na semana da leitura (87,6 por cento), na celebração do Dia Mundial do Livro (75,7 por cento) e no concurso nacional de leitura (28,4 por cento).
Quanto ao papel das bibliotecas escolares, 78,9 por cento dos agrupamentos e escolas não agrupadas consideram as bibliotecas escolares muito importantes para o desenvolvimento das actividades do PNL nas escolas.
De acordo com o relatório de actividades do Plano Nacional de Leitura (PNL), apresentado por António Firmino da Costa na II Conferência do PNL, as principais dinâmicas neste segundo ano centraram-se nos seguintes objectivos:
· Consolidação e acompanhamento dos programas em curso;
· Aprofundamento da divulgação do PNL;
· Lançamento de iniciativas dirigidas a diferentes públicos;
· Alargamento das áreas de estudo sobre a leitura;
· Consolidação e ampliação de parcerias;
· Envolvimento de organizações de outras áreas;
· Estabelecimento de parcerias internacionais.
Destaca-se a consolidação ao nível dos projectos de promoção da leitura nas escolas, actividades de leitura orientada nas aulas, nos jardins-de-infância, nos 1.º e 2.º ciclos, bem como o alargamento das actividades de leitura orientada ao 3.º ciclo e das listas de obras recomendadas.
O PNL disponibilizou sítios electrónicos sobre leitura e sobre promoção de leitura, tendo sido reformulado o sítio Ler +, um instrumento essencial na comunicação com docentes, bibliotecários, famílias e com a generalidade dos cidadãos.
Foram ainda lançadas duas páginas electrónicas: Clube de Leituras, um agregado de blogues e sítios realizados por uma comunidade de interessados em leituras de todos os tipos, e Promoção da Leitura nos Países da OCDE, que apresenta e descreve 312 projectos desenvolvidos em 28 países.
O segundo ano do Plano Nacional de Leitura ficou também marcado pela inovação ao nível das actividades e dos actores. Foi distribuído um livro a todos os alunos que entraram no 1.º ano de escolaridade em 2008/2009 e surgiram novos projectos, a saber:
- Projecto "Leitura Vai e Vem", em conjunto com profissionais de educação infantil e famílias (mochilas para as crianças transportarem livros do jardim-de-infância e sugestões de actividades de leitura em família);
- Projecto "Ler + em vários sotaques", com o Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (leitura em voz alta nas escolas, em vários sotaques regionais e nacionais);
- Projecto "Ler + dá saúde", com médicos e outros profissionais de saúde (caixas com livros e outros materiais, em consultórios, centros de saúde e hospitais, visando o aconselhamento da leitura em família, para crianças entre os 6 meses e os 6 anos);- Projecto "A ler +", versão portuguesa de "Reading Connects" (envolvimento de toda a comunidade educativa na promoção da leitura - preparação de projectos em 32 escolas, com os presidentes dos conselhos executivos e coordenadores das bibliotecas escolares, bibliotecários municipais e coordenadores concelhios da Rede de Bibliotecas Escolares.
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