10/15/2008

PROJECTO: AMAR A ESCRITA


Identificação do Projecto
Área: Apoio ao Estudo/Língua Portuguesa
Ano de escolaridade: 3º
Nº de alunos: 217
Coordenadora do Projecto: Maria da Graça Macedo Dinis
Professores: Nuno Gabriel Costa Rodrigues
Maria da Graça Macedo Dinis
Rosa Maria Moura Alves
Francisco José Faria Ferreira
Maria Alzira Pires Moreira da Costa
Lino Joaquim Gonçalves de Oliveira
Maria Fernanda Gonçalves Martins Sousa
Diana Daniela Abreu Reis
Olívia de Fátima Fernandes da Silva Ferreira
Ana Maria Faria Silva Pinto
Helena Maria Batista Barbosa Gomes Silva

Colaboração de: Professor Manuel Gonçalves

Duração do projecto: 1 ano lectivo

Competências: Desenvolver a competência de vários tipos de enunciados escritos; Desenvolver a competência da leitura; Despertar o gosto das crianças pela leitura e escrita.
Desenvolver a capacidade de usar o conhecimento da Língua como instrumento na aprendizagem da leitura e da escrita.
Dar aos alunos a possibilidade de escrever, apoiar-se nas suas produções e construir com eles um percurso de descoberta e de redescoberta da Língua.
Promover a descoberta do prazer de escrever e de ler e o entendimento de que todas as produções podem ser melhoradas, reformuladas, transformadas.

Metodologia: Trabalho individual e em grupo com orientação do professor na produção dos trabalhos. Os alunos serão colocados em “U” para facilitar a orientação e correcção dos trabalhos.

Recursos necessários:
Materiais:
· Esferográfica;
· Lápis;
· Borracha;
· Lápis de cor;
· Fotografias;
· Fotocópias;
· Máquina filmar;
· Mini DVD;
· Computador/Impressora.
Espaços: biblioteca e escola
Humanos: professores, alunos e bibliotecário
Financeiros:
Financiamento para: Mini DVD’s;
Preparação de um “livro”
Pen;
(Custo previsto: 400 euros)
Actividades:
· Visita à biblioteca da escola;
· Escolha de uma história;
· Leitura da história;
· Dramatização da história;
· Proposta de elaboração de um livro com histórias/pensamentos/poemas escritos por todas as crianças;
· Redacção das histórias (individualmente);
· Colectivamente, melhorar cada uma das histórias;
· Fazer poemas relacionados com: Natal, Mãe, Pai, criança, …
· Ilustração das histórias/poemas/pensamentos.

Avaliação:
A avaliação terá um carácter globalizador, formativo, integrado e contínuo de forma a permitir uma visão das dificuldades de aprendizagem e a encontrar estratégias de remediação e enriquecimento, ou seja, sempre que necessário, alterar estratégias definidas.
Os instrumentos de avaliação serão: a observação directa, as produções dos alunos e o grau de envolvimento nas actividades, no sentido de os orientar nas dificuldades e valorizar os seus progressos.
A avaliação funcionará como fio condutor do projecto e de todo o processo de ensino-aprendizagem, abrangendo o domínio do conhecimento, das capacidades e atitudes e favorecendo a progressão pessoal e a autonomia.


Projecto do 3.º ano
Ano lectivo 2008/2009

Coordenadora do projecto: Maria da Graça Macedo Dinis

1 comentário:

Anónimo disse...

É um projecto muito interessante e que visa a produção de textos pelos alunos, envolvendo-os na criação escrita fomentando a imaginação e a criatividade. No final, deverá será compilada uma colectânea dos textos e ilustrações dos mesmos de modo a serem usados nas áreas curriculares disciplinares e não disciplinares. Era bom que todos participassem!É assim que se pode e deve trabalhar fomentando o espírito colaborativo entre todos os intervenientes.
Manuel Oliveira (Coordenador das Bibliotecas)