4/26/2010

Encontro de Gerações



"A vida quotidiana e o ensino no estado novo" foi o mote de um encontro, na biblioteca, entre alguns alunos da escola e alunos da escola sénior. Ficamos a conhecer como se vivia em Joane antes do 25 de Abril, conhecemos, também, alguns objectos que já não usamos e concluimos que hoje temos a vida muito facilitada.

4/19/2010

Escritora Manuela Monteiro

Os alunos de sexto ano deliciaram-se com a leitura do livro A Casa da Romãzeira e com a presença da sua autora Manuela Monteiro, mais conhecida por Avó Manela, no passado dia 15 de Abril, na biblioteca da Escola Bernardino Machado.
A presença da autora na Escola Bernardino Machado veio na sequência da leitura do livro A Casa da Romãzeira e das comemorações do 25 de Abril, que é o tema central do livro.
O encontro foi animado e muito preenchido, houve perguntas e respostas, apresentação de livros, leitura de textos, declamação de poemas, entrega de prémios às melhores leitoras do mês de Fevereiro e de Março e sobretudo motivação para a leitura.
Depois deste encontro, estes alunos, ficaram com uma visão mais real da vida anterior ao dia 25 de Abril de 1974 e, talvez dêem mais valor à liberdade.



4/07/2010

Páscoa Feliz

Boa Páscoa

"A Biblioteca é um silêncio cheio de vozes"...

Hora do Conto

A Hora do Conto foi invadida pela mitologia. A turma B do 9º ano foi à biblioteca conhecer o Adamastor, Tétis, as Viagens de Vasco da Gama... Viajámos até ao séc. XV numa tentativa de iniciar a leitura de "Os Lusíadas" e facilitar a sua interpretação.

Tertúlia poética

O Dia Internacional da Poesia comemorou-se na biblioteca da escola distribuindo poemas de poetas portugueses pelos alunos e conversando sobre poesia com o poeta António Soares. Alunos do 8º e 9º anos, professores e funcionários, que partilham o gosto pela poesia, participaram numa tertúlia poética, orientada pelo poeta convidado e dinamizada pela biblioteca da escola.



Primavera

A Primavera chegou mais cedo à biblioteca e com ela chegou a poesia.

Exposição de Castelos e Lendas

Promover a investigação e divulgar a cultura portuguesa é um dos objectivos da biblioteca. Desta vez alguns alunos do 6º ano expuseram os castelos que fizeram e algumas lendas de castelos portugueses.

Histórias de Leitura

Os alunos da turma A do 9º ano escreveram a história "Vir biblos" que foi apresentada durante a I Semana da Leitura das Bibliotecas de Famalicão. Esta apresentação decorreu na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, juntamente com outras histórias de alunos de outras escolas do concelho. A nossa escola foi muito bem representada.

Dia da Mulher

A Biblioteca não esqueceu o Dia Internacional da Mulher. Expuseram-se imagens de mulheres famosas portuguesas, bem como de mulheres representativas de diferentes épocas da Humanidade.






Hora do Conto

A Hora do Conto, com o 7º ano, encerrou a Semana da Leitura na nossa biblioteca. Os alunos ouviram uma adpatção da novela de Camilo Catelo Branco Amor de Perdição.