5/29/2009

Novas aventuras de "Os Primos"

Na tarde do dia 28 de Maio, tivemos mais uma vez a visita da jovem e simpática escritora Mafalda Moutinho, que, numa conversa interessantíssima com os alunos do 7ºAno, falou dos seus livros da colecçao "Os Primos".
A autora deteve-se especialmente n' "O Segredo de Craven Street"- a sair brevemente em Inglês, numa tradução conjunta de professores e alunos da nossa escola e da Albany School, em Londres - e fez ainda a apresentação, cativante como sempre, dos dois últimos títulos desta colecção - "O Oráculo do Velho Mandarim" e "O Tesouro do Veleiro Espanhol".
Segundo o público presente neste encontro, estes dois novos livros da colecção "Os Primos", publicada pela Dom Quixote, parecem ser excelentes livros de aventuras, "daqueles que se devoram do princípio ao fim".
Para conheceres toda a colecção, dirige-te à Biblioteca da escola, ou então consulta o site http://www.osprimos.com/, onde terás acesso a muita informação e fotos sobre estas aventuras, sobre as personagens, sobre a autora... e onde até podes ler "on line" o primeiro capítulo de cada um dos livros.
Apressa-te! Vais ver que vale mesmo a pena!
Ah...! E se quiseres comprar algum para ler nas férias, podes fazê-lo na Feira do Livro da escola, dias 5 e 6 de Junho, no Largo dos Plátanos. Pede aos teus pais que venham contigo...

A equipa da BE

5/28/2009

A Menina do Mar - Expressão Plástica

No dia seguinte a terem assistido ao teatro, "A Menina do Mar", os alunos da EB1 de Montelhão, 4.º ano reproduziram através do desenho algumas cenas.
Eis alguns dos trabalhos:














5/27/2009

TEATRO - A MENINA DO MAR

As turmas do 3.º e 4.º anos de escolaridade do Agrupamento Bernardino Machado, no dia 27 de Maio foram presenteadas com um belo conto infantil " A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen. Foi no ATC, em Joane, pela Companhia de Teatro: Filandorra - Teatro do Nordeste. Estiveram presentes mais de quatrocentos alunos que vibraram com a história de amizade entre duas crianças que vivem em mundos diferentes.
A forma como nos foi apresentado este lindo conto infantil de Sophia de Mello Breyner Andresen foi brilhante - o cenário, a narradora, o menino, a menina, o peixinho, o polvo e, claro está, o caranguejo - saliente-se, de igual modo, a forma inteligente como os actores interagiram com o público.


SINOPSE:
Era uma vez um menino que ia sempre à praia. Um dia, o menino ouviu uns barulhos de trás de uma rocha. Era uma Menina do Mar, um caranguejo, um polvo e um peixe. Ficaram todos amigos, o menino mostrou muitas coisas à Menina do Mar. O menino convidou-a para ir visitar a terra. No outro dia a Menina do Mar disse ao menino que não podia ir porque os búzios tinham dito à Raia Gigante. Eles depois tentaram fugir mas depois apareceram muitos polvos. Os polvos, faziam muito mal, mas o menino não largava a menina. O menino caiu e deixou de ouvir, ver as coisas e adormeceu. Acordou numa rocha e a maré já estava cheio e ele levantou-se e foi para casa cheio de marcas das ventosas dos polvos. Passaram-se dias e dias, o menino voltava sempre à praia mas nunca mais viu a menina e os seus três amigos. Chegou o Inverno e o menino viu uma gaivota que trazia no bico uma poção para o menino se transformar em Menina do Mar. Estiveram dias e noites a atravessar o mar e finalmente chegaram à ilha onde a Menina do Mar estava. Voltaram para o mar. E a Menina do Mar voltou a dançar no palácio e ficaram amigos para sempre…

5/09/2009

Apoio ao Currículo





No dia 6 de Maio os alunos do 4º ano, da EB1 de Mogege tiveram a oportunidade de consultar na Bibloioteca digital grandes figuras da nossa história. Esta actividade, utilizando as TIC, proporcionou a todos os alunos ficarem a saber um pouco mais sobre os grandes feitos dos reis de Portugal. Numa audição audio, as histórias contadas nos livros permitiram consolidar conteúdos abordados na área de Estudo do Meio.

Os alunos do 2º ano, também desta escola, ouviram e visionaram algumas histórias em suporte digital. Foi feito, no final, o empréstimo domiciliário de livros, tal como acontece semanalmente. Estas actividades foram dinamizadas pelos professores titulares das turmas, pelo coordenador das bibliotecas e pela estagiária Ana Rita.